Buscar

CRONONUTRIÇÃO DO LEITE MATERNO

Além de ser o alimento mais completo do mundo, ele também é capaz de fornecer aos bebês informações sobre o momento do dia. E como isso acontece Carol?

É que a composição leite vai mudando ao longo do dia, ou seja, a mãe é capaz de produzir um leite energizado pela manhã e um leite para relaxar com muitas vitaminas à noite. E com isso a crononutrição do leite materno ajuda no ciclo circadiano dos bebês.

O que os estudos nos mostram é que os bebês nascem sem saber o que é dia ou noite, e ao longo dos primeiros meses eles vão desenvolvendo essa habilidade e assim entrarem no ritmo certo, não trocando o dia pela noite como muitos pais relatam .

Porém quando isso ainda não está estabelecido , afeta o desenvolvimento da biologia circadianapodendo aumentar o risco de cólica por exemplo.

O fato é que o leite materno muda muito ao longo do dia. Vou dar alguns exemplos para que você entenda:

Por exemplo, os níveis de cortisol — um hormônio que promove o estado de alerta — são três vezes maiores pela manhã do que à noite. A melatonina, que promove o sono e a digestão, mal pode ser detectada no leite diurno, mas aumenta à noite e atinge o pico em torno da meia-noite. Já durante o dia, o leite tem mais aminoácidos promotores de atividade. Possui mais ferro por volta do meio-dia ; vitaminas à noite; e minerais como magnésio, zinco, potássio e sódio são mais altos pela manhã.

Assim conseguimos entender muitas coisas relacionadas as retiradas do leite materno para oferecer ao bebê em copinho, colher dosadora , mamatute ... enfim... tudo tem o porque e quanto mais estudo , mais coisas lindas e surpreendentes aparecem... não é mesmo?

Gostou de saber sobre isso? Salve o post e marque quem precisa saber disso também!

Com amor

Carol❤

12 visualizações0 comentário